Solo: formação, tipos, composição, importância - Mundo Educação (2023)

Os solos são corpos naturais formados pela desagregação das rochas, eles são variados e formados pela desintegração das partículas que compõem a rocha, o nome desse processo é intemperismo. Os solos são classificados de diversas formas, como quanto à textura e à presença de areia ou argila em sua composição, e esta é influenciada pelos elementos presentes neles.

Os solos são a base para o desenvolvimento das plantas e animais, ou seja, são base da biodiversidade e também para as atividades econômicas, principalmente o setor primário — agricultura, pecuária e extrativismo.

Leia também: Litosfera – camada sólida externa do planeta Terra

Formação do solo

O solo é definido como um corpo natural composto por substâncias orgânicas e inorgânicas presente na superfície terrestre e oriundo da desagregação das rochas. O processo que dá origem à formação do solo é chamado de intemperismo, ou seja, a desagregação das partículas das rochas e minerais que altera suas propriedades químicas.

Solo: formação, tipos, composição, importância - Mundo Educação (1)

São fatores que contribuem para a formação do solo o material originário (rocha matriz ou rocha mãe), o clima, a atividade biológica, ligada aos organismos vivos presentes no lugar de origem do solo, o tempo, a hidrografia e a topografia da área. Todos esses elementos agem em conjunto ao promoverem a separação das partículas das rochas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim o solo é formado por meio de processos que fazem a desintegração de partículas, promovendo sua evolução e seu crescimento. Esses processos levam em conta a infiltração de água ou a descompactação de partículas por outros elementos físicos ou químicos, e, assim, o solo vai aumentando, crescendo, desenvolvendo-se, pois, quanto mais profundo é o solo, mais desenvolvido ele é. Para saber mais sobre esse processo, acesse: Formação dos solos.

(Video) FORMAÇÃO E COMPOSIÇÃO DO SOLO

Solo: formação, tipos, composição, importância - Mundo Educação (2)

Tipos de solo

Os tipos de solo variam de acordo com a localização, seu processo de formação e as condições do ambiente onde ele se formou. Alguns tipos mais comuns são:

  • Solos arenosos: com muita presença de areia e pouca umidade, são comuns em regiões tropicais. Micro-organismos e plantas vivem com mais dificuldade neles devido à ausência de água.
Solo: formação, tipos, composição, importância - Mundo Educação (3)
  • Solos argilosos: são menos arejados e mais compactados, portanto, são mais úmidos, pois a água fica retida por mais tempo neles devido à sua lenta infiltração.
  • Solos siltosos: apresentam alta concentração de silte e são erosíveis, pois não se apresentam estáveis ou compactados. Suas partículas são bastante leves, pequenas e soltas.

Composição do solo

A composição do solo é variável de um tipo de solo para outro, pois os elementos químicos presentes na sua composição variam por meio de fatores como: umidade, Sol, vento, organismos vivos, clima e até a presença de biodiversidade. No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica.

O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo. As matérias orgânica ou inorgânica compreendem partículas minerais do solo, originadas do intemperismo da rocha, ou seja, da sua desintegração. Há também materiais orgânicos provenientes de animais e plantas, que entram em decomposição e formam a camada de húmus (primeira camada do solo).

Cada horizonte dos solos possui composições diferentes, observe:

Horizonte O – Camada com alta presença de matéria orgânica, água, animais e plantas.

Horizonte A – Mais escura por possuir matéria orgânica, água e sais minerais.

Horizonte B – Acumula sais minerais e materiais dos horizontes O e A, possui presença maior de ar.

(Video) Solos - Brasil Escola

Horizonte C – Constituído por fragmentos de rochas desintegradas do horizonte D; grande presença de ar.

Horizonte D ou R – Rocha matriz ou originária do solo.

Solo: formação, tipos, composição, importância - Mundo Educação (4)

O líquido compreende a água infiltrada, escoada ou presente no lençol freático. Geralmente as plantas retiram do solo a quantidade de água necessária à sua sobrevivência. Nem toda água que chega ao solo fica disponível às plantas, pois ela pode continuar a infiltrar, abastecendo outros mananciais d’água. O gasoso é constituído pelo ar presente nos poros dos solos; à medida que há maior presença de argila no solo, menor é essa porosidade.

Acesse também: Como ocorre a salinização dos solos?

Classificação do solo

No Brasil há o predomínio de três tipos de solos, os latossolos, argissolos e neossolos, que juntos abrangem cerca de 70% do território nacional, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) - IBGE. Os latossolos e argissolos ocupam aproximadamente 58% da área e são solos mais profundos, altamente intemperizados, ácidos e de baixa fertilidade natural. Em certos casos, também ocorrem solos de média a alta fertilidade, em geral pouco profundos em decorrência de seu baixo grau de intemperismo. Estes se enquadram principalmente nas classes dos neossolos, luvissolos, planossolos, nitossolos, chernossolos e cambissolos.

Os solos apresentam grande variedade química, física e biológica em sua composição. São 13 classes contidas no sistema de solos brasileiro. São exemplos:

  • Argissolos
  • Cambissolos
  • Chernossolos
  • Esposossolos
  • Gleissolos
  • Latossolos
  • Luvissolos
  • Neossolos
  • Notssolos
  • Organossolos
  • Planossolos
  • Plintossolos
  • Vertissolos

Importância do solo

O solo corresponde à camada superficial da crosta terrestre e é muito importante para o desenvolvimento de praticamente todas as atividades humanas. Ele é a base para todos os objetos técnicos oriundos das relações dos seres humanos com a natureza. Sua função não se resume à base da agricultura ou do plantio, pensando no aspecto do cultivo de culturas.

O solo é aproveitado para diversas atividades econômicas, como a exploração de recursos minerais e energéticos, pois é dele que retiramos minerais, rochas e minérios usados no dia a dia e que servem de matéria-prima para a atividade industrial, da construção civil e para a produção de objetos do nosso uso diário.

(Video) FORMAÇÃO DO SOLO - HORIZONTES DO SOLO, ROCHA, SOLOS JOVENS, SOLO MADURO

O solo também é um importante armazenador de água, pois é por meio dele que ocorre o processo de infiltração e, consequentemente, o abastecimento dos lençóis freáticos, dos aquíferos e o surgimento de nascentes.

Por promover uma interação completa com a hidrografia, a atmosfera, as rochas e os minerais e até os organismos vivos, é um consenso que a qualidade de vida dos solos influencia diretamente na qualidade de vida de todos os fatores bióticos (vivos) e abióticos (não vivos) do planeta Terra.

Sendo assim, há um debate diário sobre o processo de manutenção e cuidado em relação aos impactos ambientais no solo, no qual se discute políticas públicas de preservação do solo e de seus recursos, por tratar-se de algo essencial à vida e ao planeta de modo geral.

Leia também: 8 técnicas para melhorar o solo

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Unicamp) Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado, é correto afirmar que:

Solo: formação, tipos, composição, importância - Mundo Educação (5)

a) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.

b) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deram origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.

c) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos de rocha não alterados.

(Video) Formação do solo

d) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a formar-se e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros.

Resolução

Alternativa C. No horizonte C temos o processo de degradação lenta, em que a rocha desintegra-se, formando alguns fragmentos ainda não alterados em relação à composição rochosa original.

Questão 2 – (CieBio) O solo arenoso:

a) é aquele que contém mais areia na sua composição.

b) apresenta pouca permeabilidade.

c) é pouco sujeito à erosão.

d) é constituído de mais de 30% de argila.

Resolução

(Video) Formação do Solo - Geobrasil {Prof. Rodrigo Rodrigues}

Alternativa A. A característica central dos solos arenosos refere-se à sua composição: alto teor de areia. Portanto, os solos arenosos apresentam mais areia em sua composição.

FAQs

Qual e a importância da formação do solo? ›

O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, não são todos os solos que auxiliam na reprodução de plantas.

Qual são os 4 tipos de solo? ›

Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Quais são os 5 fatores de formação do solo? ›

O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.

Quais são os tipos de solos composição e importância? ›

A composição dos solos é feita de minerais, matéria orgânica, água e ar. Eles podem conter ainda pequenos animais e micro-organismos. Os solos são formados por diferentes horizontes, suas camadas. Podem ser do tipo arenoso, siltoso, argiloso ou orgânico.

Quais são os 5 tipos de solo? ›

Os principais tipos de solo são os argilosos, os arenosos, os humosos e os calcários. Eles apresentam diferenças significativas em termos estruturais e também de fertilidade.

Quais são os três principais tipos de solo? ›

Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

Quais são os tipos de solo e suas características? ›

Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.

O que é a formação do solo? ›

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Qual é a classificação do solo? ›

No primeiro nível categórico eles são denominados de classes, e são classificados em: Latossolos, Argissolos, Neossolos, Nitossolos, Cambissolos, Plintossolos, Gleissolos, Espodossolos, Vertissolos, Planossolos, Luvissolos, Organossolos e Chernossolos, cada um com características e potencialidades diferentes.

Quais são os elementos que fazem parte do solo? ›

Constituído essencialmente por matéria mineral e orgânica (fração sólida), água (fração líquida) e ar (fração gasosa) o solo é, por este motivo, considerado um sistema trifásico.

O que é solo educação infantil? ›

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, e em geral, é chamado também de "terra" ou "chão". Ele é o resultado de muitos anos de "trabalho" da natureza.

Quem provoca a formação do solo? ›

O processo de formação dos solos é chamado de pedogênese e ocorre principalmente em razão da ação do intemperismo, responsável pelo desgaste de uma rocha original (rocha mãe) e sua gradativa transformação em sedimentos, que dão origem ao material que compõe os solos.

Quem se beneficia do solo? ›

A importância do solo para a vida dos seres vivos está relacionada com os benefícios que esse recurso pode proporcionar. Entre eles é possível citar: o fornecimento de nutrientes para a terra, proporcionando o plantio de alimentos ricos em vitaminas e minerais necessários aos seres humanos.

Qual e o material de origem do solo? ›

O material de origem é a matéria-prima a partir da qual os solos se desenvolvem, poden- do ser de natureza mineral (rochas ou sedimentos) ou orgânica (resíduos vegetais).

Quais são as etapas do processo de formação do solo? ›

O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.

Quantas camadas tem o solo? ›

Os perfis do solo são formados por até seis horizontes (camadas de distintas cores e texturas, comumente paralelas à superfície terrestre) e, dependendo da configuração dos fatores de desenvolvimento do solo presentes nessas camadas, originam diferentes tipos de solo, cada qual com um modelo de perfil distinto.

Quanto tempo leva para se formar o solo? ›

Segundo alguns estudos, para se formar um centímetro de solo são necessários cerca de 400 anos, dessa forma, este processo ocorre de maneira lenta, dessa maneira, o solo é um material complexo, que não é fácil de ser definido e pode ser interpretado de maneira diferente por distintos profissionais.

Quantos tipos de solo existem no mundo? ›

Os tipos de solo se dividem em cinco variações diferentes e principais, sendo: arenoso, argiloso, siltoso, húmico, e cárstico.

Quais são as cores do solo? ›

Os solos podem apresentar cores variadas, tais como preto, vermelho, amarelo, acinzentado, etc. Essa variação irá depender do material de origem como também de sua posição na paisagem, conteúdo de matéria orgânica, e mineralogia, dentre outros fatores.

O que significa dizer que o solo é fértil? ›

Como sabemos, o solo é imprescindível para as atividades agrícolas, fornecendo nutrientes e água para as plantas. Por isso, é muito importante você conhecer o solo da sua fazenda. Um solo fértil é aquele que tem nutrientes para suprir as necessidades das plantas.

Quais são os 7 tipos de solo? ›

Constituídos por material mineral ou por material orgânico. Ocorrem aproximadamente em 15% do território brasileiro. Da esquerda para direita, gleissolos, luvissolo, neossolos e latossolos. Classes de solos do Brasil, FONTANA, Ademir; BALIEIRO, Fabiano de Carvalho (Embrapa Solos).

O que é o perfil do solo? ›

O que é perfil do solo

O perfil do solo é formado por uma sequência de camadas horizontais, chamadas horizontes. Esses horizontes iniciam-se na camada superficial do solo até chegar à camada de rocha. E o conjunto desses horizontes constitui o perfil do solo.

Qual é o solo mais comum? ›

De acordo com a textura, os solos podem ser classificados em arenosos, siltosos e argilosos. Existem ainda os solos orgânicos, formados essencialmente por matéria orgânica. O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos identificou 13 tipos de solo no Brasil. Os mais comuns são o latossolo e o argissolo.

Quais as diferenças dos tipos de solo? ›

Os tipos de solo diferenciam-se em função de sua composição, podendo ser classificados como: calcário, arenoso, humoso e argiloso. A composição do solo vai diferir de acordo com a quantidade de matéria orgânica e inorgânica presente em sua formação. Essas características vão estar presentes também na cor do solo.

Qual é o tipo de solo mais comum no Brasil? ›

Predominam os Latossolos, Argissolos e Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional.

Qual e o conceito de solo? ›

O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não ...

Quais são os tipos de solos que temos no Brasil? ›

No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais. Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada.

Quais são as principais etapas da formação do solo? ›

O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.

O que tem no solo? ›

FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO: Material de origem, clima, relevo, organismos e tempo. ROCHAS: São os principais materiais de origem dos solos. Dependendo do tipo de rocha, os solos podem ter mais ou menos areia e argila, e serem férteis ou pobres.

O que e a formação do solo? ›

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Por que existem vários tipos de solo? ›

O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo.

Porque o solo e um recurso fundamental para a sociedade? ›

É por meio do solo que alguns animais se alimentam e que grande parte dos alimentos são produzidos. Logo, o solo é o fundamento básico para a produção agrícola. Ao consumir os alimentos, as vitaminas e minerais são absorvidos pelo corpo em razão dessas substâncias terem sido retiradas da terra.

Videos

1. Solo: Formação, Tipos e Características | CIÊNCIAS | Ensino Fundamental
(Eu Adoro Ciência!)
2. VAMOS FALAR SOBRE SOLOS Let's Talk About Soil (Portuguese)
(RIFS Potsdam)
3. Formação do Solo
(Aprendendo Ciências)
4. 6º Ano - Aula 08 - Solo - Formação e Tipos
(Mitocôndria)
5. Solo: horizontes e principais tipos de solo​ - Geografia - Ensino Médio
(Canal Futura)
6. Solo - Constituição e tipos de Solo
(Uma Oitava Acima por Profe Sarah)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Tyson Zemlak

Last Updated: 12/13/2022

Views: 5845

Rating: 4.2 / 5 (63 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Tyson Zemlak

Birthday: 1992-03-17

Address: Apt. 662 96191 Quigley Dam, Kubview, MA 42013

Phone: +441678032891

Job: Community-Services Orchestrator

Hobby: Coffee roasting, Calligraphy, Metalworking, Fashion, Vehicle restoration, Shopping, Photography

Introduction: My name is Tyson Zemlak, I am a excited, light, sparkling, super, open, fair, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.